INTERPRETAÇÃO

Conheça o Guia de Aves do Parque Nacional dos Campos Gerais! 

As aves sempre exerceram uma forte atração nos seres humanos, seja pela capacidade de voar, cores ou diversidade. Tanto para os povos mais antigos quanto para as sociedades contemporâneas são símbolo da imaginação e liberdade. A prática de observá-las propicia diversos benefícios, sendo um dos principais a melhoria da qualidade de vida dos praticantes.
O Parque Nacional dos Campos Gerais é uma unidade de conservação federal, localizada nos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, no estado do Paraná. Este lugar é realmente especial, e protege a mata com araucárias e os campos nativos. É moradia para uma infinidade de aves, fundamentais para o equilíbrio ambiental.
Aves do Parque Nacional dos Campos Gerais é uma iniciativa que visa estimular a observação de aves como uma prática de turismo sustentável e difundir o conhecimento sobre as diferentes espécies. Este material conta com informações mais detalhadas sobre 29 aves que podem ser encontradas no Parque Nacional, bem como algumas recomendações que facilitaram o início da sua jornada como observador.


Para acessar o material clique aqui.

O miniguia é um material que conta com as mesmas aves contidas no e-book e pode ser levado a campo, facilitando a identificação das aves. 


Para fazer download do miniguia clique aqui. A reprodução dos materiais é permitida desde que a fonte seja devidamente citada. A venda é expressamente proibida. 

Conheça o Jogo da Memória do Parque Nacional dos Campos Gerais!

Esse jogo foi resultado de um projeto desenvolvida pelo Labtan em parceria com a ABC Projetos e a Continental do Brasil. Clique aqui!

Cartilha educativa "Não mexa comigo! Explorando o mundo dos animais peçonhentos".

A cartilha "Não mexa comigo! Explorando o mundo dos animais peçonhentos" é o resultado da pesquisa de René Yuri Lemos, licencidando em Geografia, desenvolvida durante sua Iniciação Científica no Curso de Bacharelado em Turismo da UEPG. Esse projeto recebeu financiamento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), sob a orientação da Professora Dra. Jasmine Cardozo Moreira e a coorientação da doutoranda Tatiane Ferrari do Vale.


A cartilha apresenta dados acerca do comportamento de ataque das espécies, detalhes sobre seus habitats e características, além de orientações sobre procedimentos em situações de acidentes. O objetivo foi sensibilizar a comunidade, especialmente as crianças, acerca de temas relacionados à saúde pública. Esta abordagem ressalta a relevância da conservação ambiental, não se limitando apenas à informação sobre prevenção e cuidados, mas também contribuindo para a promoção da saúde pública e para a educação no campo da entomologia. Acesse o material completo clicando aqui

Para consultar o resumo apresentado no XXXII Encontro Anual de Iniciação Científica e IX Encontro Anual de Iniciação Científica Jr. em 2023, clique aqui.

6 comentários:

  1. Lindíssimo trabalho, além de extremamente útil.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico trabalho...além de instrutivo é uma limpeza na alma,ver todas as belezas que o vídeo mostra!!!! Parabéns a todos pelo grande trabalho!!!!

    ResponderExcluir